Jogos educativos do 4º Ano de História

História
📚 Pensamento histórico e produção historiográfica
Compreender e problematizar conceitos e procedimentos que orientam a produção do conhecimento histórico (como se pesquisa, interpreta e escreve História).
⏳ Processos históricos e relações de poder
Analisar acontecimentos, relações de poder e processos de transformação e permanência das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais em diferentes tempos e lugares, para compreender e intervir no mundo contemporâneo.
🗓️ Tempo histórico e organização cronológica
Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando processos e discutindo criticamente as formas de organização do tempo (cronologias e periodizações).
🔎 Investigação, fontes e argumentação com empatia
Elaborar perguntas, hipóteses e argumentos a partir de documentos, interpretações e contextos históricos, usando diferentes linguagens e mídias, com empatia, diálogo, cooperação e resolução de conflitos.
🌎 Múltiplas perspectivas e valores democráticos
Reconhecer diferentes visões de sujeitos, povos e culturas sobre um mesmo contexto histórico e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
🚶♀️🌐 Deslocamentos e conexões no tempo e no espaço
Compreender movimentos de populações e mercadorias e seus significados históricos, valorizando respeito e solidariedade entre diferentes grupos.
💻 Tecnologias digitais com responsabilidade
Produzir, avaliar e usar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, ética e responsável, considerando seus impactos e significados para diferentes grupos sociais.
