Jogos educativos do 1º ao 5º ano de Educação Física




Educação Física
🏃 Cultura corporal e vida em sociedade
Compreender a origem da cultura corporal de movimento e sua relação com a organização da vida coletiva e individual.
🎯 Aprendizagem e ampliação do repertório
Planejar e usar estratégias para superar desafios, aprender melhor as práticas corporais e ampliar o repertório cultural nesse campo.
🩺 Corpo, saúde e trabalho
Refletir criticamente sobre as relações entre práticas corporais e processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
🪞 Corpo, mídia e padrões estéticos
Reconhecer a diversidade de padrões de desempenho, saúde e beleza, analisando criticamente modelos divulgados pela mídia e debatendo consumismo e preconceitos.
🚫 Respeito e combate à discriminação
Entender como surgem os preconceitos, reconhecer seus efeitos e combater atitudes discriminatórias nas práticas corporais e entre seus participantes.
💡 Sentidos, valores e significados do movimento
Interpretar e recriar os valores e significados atribuídos às diferentes práticas corporais e às pessoas que delas participam.
🌎 Identidade cultural e pertencimento
Reconhecer as práticas corporais como parte da identidade cultural de povos e grupos.
😊 Autonomia, lazer e sociabilidade
Praticar de forma autônoma para ampliar o lazer, fortalecer vínculos sociais e promover saúde e bem-estar.
⚖️ Direito de acesso e ação comunitária
Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão e propor alternativas para sua realização na comunidade.
🎲 Vivências diversas e protagonismo
Experimentar, apreciar e criar brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.